quarta-feira, 6 de setembro de 2017

PORTO MARAVILHA ou PEQUENA ÁFRICA?


O Porto do Rio de Janeiro caiu na boca do povo nos últimos tempos. Foi revitalizado e recebeu milhões de pessoas na época das olimpíadas de 2016.

O local é um dos redutos da boemia carioca. Em suas ladeiras podemos sentir a força e a influência da cultura negra na vida histórica e artística da cidade. 




Famosa ladeira, reduto da boemia e das rodas de samba.

Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra.

















Mercedes Baptista, primeira bailarina negra.


Mas o que, talvez, nem todos saibam é que a região é também chamada de PEQUENA ÁFRICA. Não por motivos tão nobres quanto a herança cultural. Ali foi o maior porto de escravos da América Latina e abrigou, entre outros tantos sítios históricos, as "casas de engorda", para onde eram levados os escravos recém chegados ao Brasil, e o cemitério dos pretos novos, destinados àqueles que não resistiam a viagem e aos maus tratos.




Com as obras do Porto Maravilha parte dessa história veio à tona. Soterrado por camadas de cimento e asfalto de mais de um metro de altura, o Cais do Valongo ressurgiu para nos fazer lembrar de uma parte pouco nobre da história da nossa cidade, quando seres humanos eram tratados como objetos e moeda de troca. Apesar de não estar sendo cuidado adequadamente pelas autoridades competentes, o Cais do Valongo foi considerado pela UNESCO patrimônio da humanidade. 

Patrimônio da humanidade - UNESCO.

Estudantes se reúnem no Cais do Valongo para conhecer um pouco da nossa história.


Mais do que um lugar privilegiado pela bela paisagem, a região do porto merece ser visitada pela importância histórica da cidade do Rio de Janeiro.
Vale a visita!


Um comentário:

  1. É um lindo lugar, mas o passado envergonha todo ser humano que acha que todos somos iguais. Os escravos é e sempre será uma vergonha tratar seres humanos pior até que um bicho. Fomos o último país a abolir a escravatura. Que vergonha e que triste passado.

    ResponderExcluir