domingo, 17 de fevereiro de 2013

Museu da Internet: você já visitou?

Visitar museus é sempre um passeio muito interessante, porém requer tempo disponível para realizar essa atividade. Com a correria diária, muitos alegam não possuir esse tempo para conhecer os diferentes acervos espalhados pela cidade e pelo mundo. Mas quando o assunto é a história da internet, tudo pode estar ao alcance de um clique. Já imaginaram um museu com um acervo totalmente virtual? Caso o assunto interesse a vocês, não deixem de visitar The Big Internet Museum, criado pelos holandeses Dani Polak, Joep Drummen e Joeri Bakker.

O Museu virtual, aberto 24 horas por dia, oferece diversas atrações com entrada gratuita e possui sete alas especializadas. Em uma delas, os visitantes podem conhecer melhor como foram os primeiros testes com a ARPAnet, o primeiro "sistema operacional" da internet, antes da criação da WWW. E, por falar nisso, vocês lembram o significado dessas letrinhas colocadas antes dos endereços eletrônicos? Para quem esqueceu, o WWW significa World Wide Web.

Em um dos anúncios dos criadores, Dani Polak explica que o museu não possui nenhuma instalação física e avisa que a coleção exposta é totalmente virtual, isto é, só existe on line. "Fora isso, somos um museu como qualquer outro, com curadores, coleções permanentes, exposições temporárias, diferentes alas, doações e mais. Talvez, possamos até abrir uma loja de souvenirs no futuro", acrescenta Polak.

The Big Internet Museum permite ainda que o visitante se torne um curador, com liberdade para mover objetos que considera mais importantes na coleção, ou até mesmo enviar algo que julgue relevante na história da rede.

Vale a pena conferir. E, então? Que tal uma visitinha ao museu da internet?