sexta-feira, 11 de maio de 2012

Talento, dedicação e... Sorte!

Ontem, li uma notícia que muito me agradou e queria comentar com vocês, caros amigos leitores.

O talento independe da classe social, do grau de instrução ou de condições favoráveis para ser desenvolvido. Ele já nasce com a pessoa. E podemos comprovar isso, quando ouvimos a história de Sonya Silva, de 52 anos.

Sonya está lançando seu quinto livro infantil. Até aí tudo bem, não fosse pelo local do lançamento: o ônibus da linha 125, que vai da Central do Brasil até a Praça General Osório, em Ipanema, no Rio de Janeiro, onde Sonya trabalha como cobradora.

O inusitado da situação chama a atenção para a trajetória de Sonya, que começou a escrever ainda criança, aproximadamente com 12 anos de idade. Começou escrevendo poesias e como seus textos já encantavam na época, suas amigas pediam que escrevesse cartas de amor para os seus namorados. Fez vestibular para a faculdade de Letras, mas como passou para uma universidade particular, não pôde arcar com o custo da mesma. E, como precisava sobreviver, trabalhou como bancária durante 10 anos e depois como vendedora de quentinhas. Foi nessa época que conheceu a Dona Marília, uma cliente para quem sua mãe cozinhava. Essa senhora foi o anjo da guarda literário de Sonya Silva. Arcou com os custos de edição e publicação dos dois primeiros livros da escritora. A partir daí, Sonya foi conquistando seu espaço e os livros seguintes foram publicados por quatro editoras.

A segunda edição dos livros O Anjo de Chocolate e as Aventuras no Castelo Arco-Íris foi patrocinada pela Rio Ônibus. Sonya, que já tem mais dois livros prontos, diz que gosta de escrever, apesar de "não dar dinheiro", porque para ela "é muito fácil". Os seus textos procuram orientar as crianças sobre a importância da amizade e do respeito aos pais e professores. Ela acrescenta ainda que a sua inspiração vem da observação diária das situações do cotidiano. Ela anda sempre com um bloquinho de anotações. Se vier a inspiração, ela registra no bloquinho para trabalhar melhor depois.

Sonya sonha em escrever novelas, mas antes deseja o reconhecimento por seu trabalho na literatura infantil e alerta para um problema muito recorrente para os autores estreantes: o da distribuição dos livros, quando diz "preciso colocar meus livros em uma boa livraria, mas é complicado".

Mas a julgar por seu talento, disposição, determinação e, por que não dizer, sorte, talvez muito em breve, os seus livros estejam em uma prateleira de alguma livraria famosa. E vocês, o que acham?

Quem quiser saber mais detalhes sobre a trajetória de Sonya Silva, acesse a página do G1 e confira a matéria na íntegra.