domingo, 4 de novembro de 2012

ZIRALDO: 80 anos!

No dia 24 de outubro, o escritor, caricaturista e jornalista Ziraldo completou 80 anos!

Ziraldo, 80 anos de dedicação a literatura.

O Blog da Fátima Augusta não poderia deixar de comentar uma data tão importante. Afinal, Ziraldo é responsável pela divulgação da arte e da literatura brasileiras no mundo. Seus livros já foram traduzidos para diversos idiomas, como o espanhol, italiano, inglês, alemão, francês e basco. Alguns de seus desenhos fazem parte do acervo do Museu da Caricatura de Basileia, na Suíça. Ziraldo ganhou também, em 1969, o Prêmio Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e no mesmo ano, foi o primeiro artista latino convidado a desenhar o cartaz anual da UNICEF. Ao longo dos anos, Ziraldo mostrou um talento multifacetado. É também pintor, cartazista, teatrólogo e  chargista.

Leitura e desenho: suas paixões desde a infância

Em 1932, na cidade de Caratinga, Minas Gerais, nascia Ziraldo Alves Pinto, o mais velho dos sete irmãos. Suas maiores paixões são a leitura e o desenho. Como ele mesmo diz, desenha "desde que se entende por gente". Em 1939, com apenas seis anos, teve um de seus desenhos publicados no jornal A Folha de Minas. Anos mais tarde, em 1954, Ziraldo foi trabalhar nesse mesmo jornal como um dos colaboradores da página de humor, embora sua carreira tenha começado com colaborações mensais na revista Era Uma Vez.

Na década de 60, Ziraldo lançou a primeira revista em quadrinhos colorida, brasileira e feita por um só autor.  A Turma do Pererê marcou época na trajetória das histórias em quadrinhos no Brasil por ser a primeira totalmente produzida no país. Em 1964, com a tomada do poder pelos militares, a revista encerrou suas atividades, embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época.

Apesar da repressão imposta pelo regime militar, Ziraldo participou ativamente da resistência nesse período e, ao lado de outros humoristas, fundou O Pasquim, um dos mais importantes jornais não conformistas da história da imprensa brasileira. O trabalho no Pasquim acabou por levá-lo a prisão após a promulgação do Ato Institucional número cinco, o famoso AI-5, que entre outras "orientações", foi responsável por impedir a liberdade de imprensa. Em 1982, o escritor e caricaturista desliga-se da direção do Pasquim.

Ratinho Sig, criado por Jaguar, na capa de O Pasquim.

Flicts e o Menino Maluquinho

Foi também na década de 60, mais precisamente em 1969, que Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, Flicts, que relata a história de uma cor que não encontra seu lugar no mundo. O livro teve uma repercussão muito boa e foi dado de presente pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, quando este esteve em visita ao país. Neil Armstrong ficou tão comovido ao ler o livro que disse na época: "A Lua é Flicts". Em 2004, Flicts recebe o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen.

A partir de 1979, Ziraldo resolve dedicar mais tempo à literatura infantil e nesse mesmo ano publica O Planeta Lilás, um poema de amor ao livro. No ano seguinte, em 1980, lança um dos seus personagens mais famosos, O Menino Maluquinho, vencedor do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, que se tornou uma das obras mais vendidas no Brasil e fez do seu personagem título um verdadeiro símbolo do menino nacional.

O Menino Maluquinho.

Tecnologia X Processo Criativo

Com três filhos e sete netos, Ziraldo tem uma preocupação constante com a leitura e considera o ato de ler "mais importante que estudar". O autor reconhece, porém, que o Brasil ainda é um país sem intimidade com os livros. "O Brasil não foi um país criado com livros, de forma que as pessoas não têm o hábito da leitura e ficam com dificuldade de passar isso para os filhos."

Apesar dos avanços tecnológicos, Ziraldo não acredita que as crianças tenham mudado muito ao longo dos anos, já que ficam tristes e alegres pelas mesmas razões, "apenas as circunstâncias mudaram". O livro impresso ocupa um lugar especial no coração do escritor, porque pode ser manuseado pela criança na hora que ela quiser, o que facilita o despertar do interesse e do amor pelo livro.
O autor vai ainda mais além, quando diz que a criança não deveria ter acesso ao computador e a internet sem passar antes pelo livro. "É ele que te abre a cabeça, que te informa, que te estimula a curiosidade e ajuda a refletir."
De qualquer forma, Ziraldo não considera o computador o grande vilão e sim uma dádiva alcançada pelo ser humano, já que a informação ficou mais acessível, embora chegue de forma desorganizada e, justamente por isso, acredita que é necessário ter alguns critérios para utilizá-lo.

Ziraldo lançou três novos livros este ano e acrescenta que não mexe com as novas tecnologias durante o processo de criação. Essa parte ele deixa com a editora. O autor até cita algumas coisas relacionadas a esse mundo moderno, mas para ilustrar como as pessoas são impactadas por isso no campo dos sentimentos. O sucesso dos seus livros parece indicar que ele está com a razão e ele não pretende parar. "Eu sou contador de histórias. Desde que o mundo é mundo que o homem conta histórias", finaliza.

4 comentários:

  1. Seu texto ficou muito bom. Tive a oportunidade de conhecer a turma do pererê pela TVE e ficava impressionado pela forma como os bichos enrolavam os humanos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ziraldo é genial. Seu traço é inconfundível. Na minha infância li Flicts e o Menino Maluquinho. Maravilhosos esses trabalhos. São atemporais. Adorei seu texto, Fafá!!!

    ResponderExcluir
  3. A turma do Pererê, O menino Maluquinho, a turma do Pasquim, entre outros, são contribuições maravilhosas à cena cultural brasileira deste mineiro apaixonado pela literatura, Ziraldo. O blog da Fátima Augusta está de parabéns pela singela mais bela lembrança de seu aniversário de 80 anos.
    Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Fátima, sempre aprendo muito com seus textos! Ziraldo faz 80 anos e quem recebe o presente somos nós. Abraços.

    ResponderExcluir