quarta-feira, 18 de abril de 2012

Hoje é o dia NACIONAL do livro infantil!!!

Temos outra data muito especial sendo comemorada hoje: o Dia Nacional do Livro Infantil! Esse dia merece destaque, principalmente pelo seu homenageado, o nosso grande escritor Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira.



Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Começou sua carreira de escritor escrevendo contos para jornais estudantis e em 1904, quando cursava a faculdade de direito, venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto. Entre suas personagens e histórias famosas estão o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso, A Menina do Nariz Arrebitado e uma das maiores obras da literatura infanto-juvenil, O Sítio do Picapau Amarelo. Personagens como D. Benta, Emília, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho e o Visconde de Sabugosa continuam encantando a criançada até hoje.

As obras de Monteiro Lobato sofrem muita influência do período em que o escritor viveu em fazendas e elas resgatam a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Cuca.

Por acreditar que as brincadeiras podem ser, ao mesmo tempo, divertidas e educativas, em 1934 lançou o livro Emília no País da Gramática, onde abordava assuntos como adjetivos, substantivos, pronomes e verbos, entre outros. Para não deixar a matemática de lado, em 1935 lançou o livro Aritméticas da Emília. Só que desta vez as brincadeiras se passavam em um pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, deixando uma vasta obra que muito deve orgulhar a qualquer brasileiro diante da importância das suas histórias e a sua influência no mundo literário. "Um país se faz com homens e livros", dizia o escritor.

PARABÉNS MONTEIRO LOBATO! 
PARABÉNS A LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA!

4 comentários:

  1. Na minha faixa etária, o Sitio do Pica Pau Amarelo é lugar comum. 10 entre 10 leram ou viram as histórias na televisão.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Por isso a data tem um gostinho todo especial! Além disso, não podemos deixar de reforçar sempre a importância do escritor Monteiro Lobato, principalmente para as novas gerações.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi ainda em Preto e branco... Era mágico... Toda tarde, às 17:30h., ficava eu vidrado na televisão para ouvir as estórias de Dona Benta...
    O engraçado é que, ao escrever isso, lembrei que hoje, neste mesmo horário, tem Malhação... Sem comentários!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a biografia. Para que não nos esqueçamos da sua obra. Parabéns, amiga.

    ResponderExcluir